sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Índice Nacional de Satisfação do Consumidor mantém-se estável em dezembro

Medido pela ESPM e criado pelo professor pesquisador da escola e global chief digital officer da Rapp, Ricardo Pomeranz, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) manteve-se estável em dezembro, na comparação com o mês anterior, com ligeira queda de 0,2 ponto percentual.

Alguns setores, entretanto, sofreram variações consideráveis, como é o caso dos eletroeletrônicos, com retração de 10 pontos percentuais, passando de 58,2% em novembro para 48,2% no mês seguinte; convênios médicos, com queda de 7,2 pontos (de 56,6% para 49,4%), energia elétrica com diminuição de 5,5 pontos (de 39,5% para 29%); transportes públicos, com menos 5,6 pontos (de 44,1% para 38,5%); e indústria digital com retração de 4,9 pontos (de 69,1% para 64,2%).


As variações positivas ocorreram nos segmentos de gás, com alta de 13,6 pontos percentuais, passando de 54,1% para 67,7%), indústria automobilística, com aumento de 5,5 pontos (de 60,9% para 66,4%) e vestuário, com expansão de 3,4 pontos (de 74,7% para 78,1%).