quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Fenacult 2014 e Visualfarm promovem (v)NJingaluanda

Nesta sexta-feira e sábado, 12 e 13 de setembro, será realizado o primeiro Festival Internacional de Videoarte, Megraprojeções e Vídeo Mapping de Luanda, capital de Angola. Trata-se do (v)NJingaluanda, promovido pelo Festival Nacional de Cultura de Luanda (Fenacult 2014) e pela brasileira Visualfarm, produtora de projeções do VJ Alexis Anastasiou.

O (v)NjingaLuanda – cujo nome foi mudado em respeito aos quase 30 anos de guerra civil que assolaram o território angolano, que há mais de uma década vive um período de paz e profunda transformação política, econômica, social e cultural – ocorrerá no formato de intervenção urbana e, pela primeira vez, ocupará o Centro Histórico de Luanda, transformando áreas da cidade em uma galeria de arte ao ar livre, gratuita e aberta ao público. A Rua Rainha Ginga (entre o Largo do Baleizão e a Igreja Nossa Senhora dos Remédios), seus prédios e casas, serão as atrações principais e palco das projeções.

Ao todo, obras de 40 artistas e vídeo markers – 15 angolanos e 25 internacionais – poderão ser apreciadas em empenas e fachadas de seis prédios e casas da rua Rainha Ginga por meio da intervenção de vídeo mapping, técnica que projeta conteúdos e imagens 3D com efeitos surpreendentes, transformando-os em telas de alto impacto visual.