Ciro Dias Reis, diretor da Imagem Corporativa, e Alain Oshiki, diretor-geral da Agência Broadgate, de Nova Iorque, mostraram, durante conferência no Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, a importância da internet na era do protagonismo e como isso pode impactar, positiva ou nagativamente, na imagem e reputação das empresas.
1) As crises de imagem na internet pode ser evitadas?
Ciro: Sim, a grande maioria das crises de imagem poderiam ser evitadas. Estudo realizado pela Imagem Corporativa mostra que, de 1º de janeiro a 30 de abril de 2008, a divulgação de 185 crises de empresas, das quais 27% tinham relação com o consumidor. Deste total, 75% poderiam ter sido evitadas. Outro dado preocupante diz respeito ao fato de 79% das crises terem relação direta com os gestores das companhias.
2) Quais são as principais ameaças da internet para as quais as corporações precisam ficar atentas?
Alain: é importante perceber que nas mídias sociais (blogs, redes de relacionamento, grupos e fóruns) não existe controle editorial. Entretanto, também são indicadores importantes, por exemplo, dos erros do marketing. Uma estratégia mal feita tem impacto imediato e se a empresa for ágil pode corrigi-la imediatamente.
3) É possível antecipar as ameaças?
Sim, isto é possível. Mas é preciso que as empresas pensem sempre no que, quando e como os riscos e ameaças podem ocorrer. Só desta forma se pode criar ferramentas para combater as situações. Portanto, os planos de crise das empresas são podem deixar de lado a internet.