sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cobertura da 1ª Conferência Internacional em Qualidade da Informação


Sala de Conferência


Promovida pela QIBRAS – Qualidade da Informação Brasil e sob a chancela do Massachusetts Institute of Technology (MIT), foi realizada
em São Paulo, a 1ª Conferência Internacional em Qualidade da Informação. Os sócio-fundadores da associação, Guilherme Rocha (System Marketing), e Flávio de Almeida Pires (Assesso), ressaltaram a importância da fundação da Associação, cuja criação, em fevereiro deste ano, é resultado de estudos desenvolvidos há um ano em parceria com o MIT.

Representando o MIT, John Talburt, professor da pós-graduação em Qualidade da Informação na Universidade de Arkansas, em Little Rock, abriu o debate da manhã, durante o qual destacou que “a implantação da QIBRAS é extremamente importante. Tenho uma visão muito otimista em relação ao que a associação vai proporcionar ao incremento dos negócios no Brasil”.

Já Frank Block, consultor de qualidade da informação do banco UBS/Suíça, fez um alerta. “A administração das informações das empresas não deve ser um privilégio da área de TI, mas, sim, estar ligada ao business da empresa e à administração do negócio”.



Frank Block

Pesquisa – Uma pesquisa instantânea realizada com o objetivo de avaliar a importância do tema nas organizações nacionais e internacionais que atuam no mercado brasileiro revelou ser alto o índice de relevância do tema: 86% dos participantes indicaram ser alto ou muito alto o nível de impacto da qualidade da informação em suas organizações, enquanto os índices regular, baixo e muito baixo foram, respectivamente, 9%, 2% e 3%.

À tarde, Michael Mielke, presidente da Sociedade Alemã de Qualidade da Informação, falou sobre o conceito da qualidade da informação sob a ótica do senso comum. “É preciso aprender a corrigir dados, aplicar métodos, mensurar resultados e se conscientizar de que a má qualidade da informação traz prejuízos à organização”.

John Talburt e Larry English

Encerrando o encontro, Larry English, uma das autoridades mundiais mais renomadas em gestão da informação, defendeu o uso de princípios e técnicas para garantir o alinhamento da gestão da qualidade da informação aos fundamentos da gestão da qualidade, em geral.