sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Visualfarm: projeções brasileiras chegam à África

Com uma equipe de 15 brasileiros, entre criação, produção e técnicos, há 15 dias o VJ Alexis Anastasiou, fundador da Visualfarm – produtora de projeções especializada em conteúdos visuais –, está em Angola. O objetivo é dar vida aos espetáculos de abertura e encerramento, respectivamente marcados para os dias 30 de agosto e 20 de setembro, da segunda edição do Fenacult/2014 – Festival Nacional de Cultura, que ocorre depois de 25 anos no Estádio 11 de Novembro, na capital Luanda. O país africano é o quinto de três continentes em que a Visualfarm apresenta seu trabalho. Anteriormente, a produtora levou sua arte para Estados Unidos, Portugal, Holanda e Argentina.

A produtora, que soma experiência de projeção em estádios – Engenhão, em 2011, e Beira Rio, em 2014 – foi escolhida pelo Ministério da Cultura de Angola e é responsável pelo roteiro e criação do espetáculo projetivo. O evento de abertura tem início às 18h e o espetáculo, duração de 1h15.

“Vamos conceber um festival inovador, que conta a história utilizando a projeção mapeada sobre o campo, fazendo com que performances e danças, aliadas aos efeitos da projeção, demonstrem aspectos da cultura, aumentando a identidade, orgulho e pertencimento dos angolanos com sua pátria”, diz Alexis, reforçando que “mesmo com a bagagem e experiência que acumulamos no Brasil e internacionalmente, o Fenacult é, sem dúvida, um dos principais eventos que realizamos”.

Visualfarm faz teste do espetáculo que será apresentado amanhã, 30/8, em Angola


O espetáculo
A abertura do Fenacult/2014 começará com um espetáculo de mapping ocupando todo o estádio 11 de Novembro e integrando a projeção com um coral que cantará o hino nacional.

Na sequência, todas as luzes serão apagas e o planeta Terra surgirá, como era na Pangea, com todos os continentes juntos. Em seguida, as projeções mostrarão a separação, a formação da África e dos reinos de Angola, com suas simbologias e danças. As imagens de um povo e suas evoluções também serão retratadas, até que um novo efeito fará todos se transformarem em Angola.


A projeção mapeada segue retratando a chegada dos europeus em caravelas, passa pela época colonial e chega até a independência. Efeitos de motion graphics complementarão a apresentação, que culminará com queima de fotos.