sexta-feira, 8 de julho de 2011

Com 60%, Índice Nacional de Satisfação do Consumidor registra nova queda em junho


Medido pelo ESPM e criado por Ricardo Pomeranz, professor pesquisador da escola e Global Chief Digital Officer da Rapp, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor de junho registrou nova queda, passando de 61,3% em maio para 60% este mês – em abril, quando foi lançado, a avaliação foi de 62,3%.


No período de 1 a 30 de junho, os sub setores que apresentaram as maiores variações negativas foram os Supermercados, com 79,3% (com 84,6% em maio e 82% em abril) e Telecom, que atingiu 45,8% no mês passado, contra 50,6% em maio e 45,8% em abril. Com variação menor, o sub setor de Personal Care caiu de 88,8% em maio para 84,3% em junho – em abril foi de 83,6%. O índice deste sub setor, entretanto, continua sendo o mais alto de todos os analisados, que incluem também Lojas de Departamento, Bancos, Auto-Indústria e Bebidas.


O sub setor de Supermercados apresentou a maior variação negativa do período – 5,3 pontos percentuais. De acordo com o professor Alexandre Gracioso, diretor Nacional de Graduação da ESPM, isso se deve “as parcerias realizadas entre a indústria e alguns varejistas para lançamentos exclusivos de produtos”. A dificuldade de encontrá-los em todos os estabelecimentos alterou a percepção do consumidor.


Com queda de 4,8 pontos percentuais em junho, o sub setor de Telecom foi impactado, de acordo com Ricardo Pomeranz, pelos problemas que os consumidores enfrentaram com as falhas nos sinais das operadoras. “Esta é uma questão que vem se agravando na medida em que as empresas de telefonia celular não têm realizado investimentos proporcionais ao crescimento de sua base de clientes”, diz.


O sub setor de Personal Care fechou junho com índice de satisfação de 84,3%, com queda de 4,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior, bastante próximo ao registrado em abril, que foi de 83,6%. A retração pode ser explicada pelas promoções de preços do saldo dos produtos do Dia das Mães. A elevação do preço em junho pode diminuir a percepção de valor de um produto e também ampliar a expectativa em relação ao seu desempenho.