Pela primeira vez desde
maio deste ano, a satisfação do consumidor com a indústria automobilística
registra queda. Em agosto, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor deste
setor foi de 58,6%, contra os 63,5% verificados
em julho. Medido pela ESPM e criado pelo professor pesquisador da escola e
global chief digital officer da Rapp, Ricardo Pomeranz, o INSC, que avalia o
que o consumidor pensa de 96 empresas de 24 setores, fechou o mês com 55,8%,
retração de 2,2 pontos percentuais em relação a julho.
A qualidade do carro
nacional – o INSC analisa as quatro maiores montadoras do País: Volkswagen,
Fiat, GM e Ford – foi o destaque negativo de agosto. O tópico representou 90%
dos posts encontrados. As reclamações sobre as mudanças apresentadas nos
modelos 2013 não agradaram o consumidor. Um vídeo postado no YouTube por um
mecânico, com mais de 20 mil visualizações, detalha a falta e o preço abusivo
de peças para reposição. Ao mencionar estes fatos, os clientes também comentaram
sobre a baixa qualidade dos carros brasileiros diante dos importados e
reclamaram dos preços altos praticados no País.
Outro
fato que gerou repercussão negativa foi a intervenção do governo para impedir
demissões em uma montadora. De acordo com os comentários, os consumidores não
veem com bons olhos essa ingerência, embora tenham afirmado que a
responsabilidade por isso não é das montadoras, mas do próprio governo.