quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MovPaz inaugura, em Fortaleza, 13ª Casa da Paz do Brasil, com Posto de Entrega Voluntária de Armas

Uma construção que serviu à cultura da morte é transformada na Casa da Paz, sede da ONG Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência (MovPaz). A inauguração ocorreu na manhã de hoje (29), em imóvel fechado há mais de três anos pelo Ministério Público por abrigar uma clínica clandestina de abortos e que, a partir de agora, sedia um centro de estudos e produção da cultura de Paz, o Memorial dos Principais Pacifistas do Mundo e funcionará como um Posto de Entrega Voluntária de Armas, integrante da Campanha do Desarmamento do Governo Federal.



O coordenador Nacional do MovPaz, Clóvis Nunes, também integrante do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), esclarece que faz muita diferença a instalação de um posto dessa natureza fora de ambiente militar ou policial. No Posto da Casa da Paz de Feira de Santana, foram entregues mais de 4,6 mil armas, o que representa mais de 60% do arrecadado em todo o Estado.


Com a instalação da Casa da Paz em Fortaleza, o Ceará ganha, assim, o primeiro posto da sociedade civil para a entrega de armas. A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Justiça, da Polícia Federal, do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP), além do apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará – por meio das Polícias Militar e Civil –, Prefeitura e Câmara Municipal de Fortaleza.