segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Aliança pela Infância integra Festival Revelando São Paulo


A Aliança Pela Infância, rede de cooperação internacional que visa à qualidade de vida de crianças e adolescentes, apresenta amanhã (17/9), durante o 17º Revelando São Paulo, um dos maiores eventos culturais do Estado, os projetos “Cores da Paz” e “Contar Histórias com Arte”, duas propostas desenvolvidas pela entidade para difundir a cultura da paz pelo autoconhecimento e respeito ao próximo. O encontro começa às 9h, no Auditório 1 do Parque do Trote, na Avenida Nadir Dias de Figueiredo, s/nº, na Vila Guilherme. A entrada é gratuita.

O projeto “Cores da Paz”, sob a responsabilidade de Giovana Barbosa Souza, coordenadora institucional da Aliança Pela Infância, é inspirado nas obras de Cândido Portinari, que retratou as brincadeiras de infância em boa parte de seus quadros. A proposta é apoiar a construção de um conceito de paz pela expressão artística, corporal e lúdica e capacitar anualmente cerca de 100 professores da rede municipal de educação infantil para que eles possam promover atividades em sala de aula que levem as crianças a refletir sobre o tema.

Já o projeto “Contar Histórias com Arte”, coordenado por Edna Silva Blaich, educadora da entidade, tem como objetivo levar contos adequados a cada faixa etária para as escolas públicas e estimular a criatividade e o interesse pela leitura. As atividades serão apresentadas na Roda de Conversa “Cultura de Paz: uma ação na comunidade escolar”, mediada por Maeve Vida, conselheira da Aliança Pela Infância.

No encontro, a Aliança Pela Infância contará com a presença da Universidade da Paz - Unipaz, que atua como movimento de educação, cuidado e práticas integrativas para despertar sustentabilidade com ética e respeito à vida. A Instituição, representada pela vice-presidente Nelma Sá, apresentará suas ações em prol da paz.