quinta-feira, 5 de setembro de 2013

White Martins anuncia início de operação de cabotagem com a Maestra

A White Martins iniciou uma nova modalidade de transporte de cilindros: em abril, o grupo de Operações de Packaged, em conjunto com a Fábrica de Cilindros de Barra Mansa (Cilbrás – RJ), realizou a primeira entrega de cilindros por navio. O carregamento partiu da Cilbrás e foi destinado às unidades da White Martins em Recife (PE), Manaus (AM), Salvador (BA), Belém (PA) e Fortaleza (CE).

“Este tipo de transporte, conhecido como cabotagem, no passado sofria com constantes atrasos e pouca frequência de navios nos portos. Hoje o sistema está bem evoluído e confiável, o que nos permite utilizar este recurso”, explica José Targino, especialista de Distribuição e Logística de Packaged da unidade Campinas (SP). Os cilindros são transportados em containers capazes de comportar 400 unidades por vez.

Além da redução do custo em comparação ao meio rodoviário, o transporte naval possui benefícios como a menor emissão de dióxido de carbono e a eliminação do percurso rodoviário de longa distância em estradas nem sempre em condições adequadas. “Esta novidade reforça a constante reavaliação de nossos processos, com visão holística e buscando oportunidades de melhoria contínua”, conclui Targino.