terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cristal Pizza Bar exibe exposição “pinturas” de Fernando Spaziani


A mostra poderá ser conferida no Espaço Cultural Cristal até dia 17/1 

A Cristal Pizza Bar promove, em seu Espaço Cultural, a exposição de Fernando Spaziani.
Intitulada “Pinturas”, a mostra faz referência direta ao entorno e à localização do ateliê do artista, inaugurado em 2013, no Edifício Oscar Rodrigues, Boulevard São João, no Centro Histórico da capital paulista. São cerca de 20 obras em acrílico sobre tela, divididas em três séries: Color, Crostas e Vento Sussurrante.

Segundo o artista, a série “Color” exibe pinturas expressivas e gestuais, em fundos de cores fortes, inspirados em elementos que compõem os ornamentos do prédio onde funciona o ateliê, como, por exemplo, as grades e metais dourados e também o elevador pantográfico vermelho. Já “Crostas” une pigmentos e tinta acrílica a elementos estranhos à pintura convencional, como o pó de mármore, areia, spray automotivo e pó urbano recolhido nas ruas do centro de São Paulo.  Por fim, a série “Vento Sussurrante” inaugura uma investigação do artista sobre a condição humana dos imigrantes africanos e sul-americanos que estão ocupando a região central da capital, em sua maioria vivendo e trabalhando de maneira clandestina, em busca de uma vida melhor. Escadas, chaves, o mar, cercas, dualidades, a esperança e os paradoxos, são alguns dos elementos presentes e que inspiram as pinturas.

Spaziani começou a pintar aos 17 anos, em Araraquara (SP). O artista que elegeu como meio de expressão a pintura com tinta acrílica confeccionada artesanalmente com pigmentos e verniz, diz que seu espaço funciona não apenas como ateliê, mas também como local de encontro e discussão de arte, por meio de cursos, saraus e eventos. “Percebi, desde a instalação, que habitar aquele local seria fundamental para criar novas pinturas que dialogassem com o entorno dele e com a realidade da população que vive e trabalha naquela região da metrópole”, comenta o artista.

A exposição poderá ser conferida até o dia 17 de janeiro, sempre a partir das 19h.