Medido pela ESPM e criado pelo
professor pesquisador da escola e global chief digital officer da Rapp, Ricardo
Pomeranz, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) chega à 6ª
edição, atingindo em setembro 60,7% na avaliação dos clientes de 43 empresas de
cinco setores e dez sub setores da economia brasileira.
Entre abril e setembro, a
satisfação dos consumidores com estas empresas variou de 63,4% (maior índice)
em abril a 60% (menor avaliação) em junho. Primeiro e único indicador
brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o INSC registrou as
maiores variações, no período, com o setor de informação, representado pelas
empresas de Telecom Vivo, Oi, Tim me Claro. Em julho, o índice foi o mais baixo
(39,7%) e o mais alto foi em maio (50,6%), uma variação de mais de 10 pontos
percentuais. Na sequência, registra-se a satisfação com o setor financeiro,
representado pelos bancos Itaú-Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil.
Em setembro, o índice foi o mais baixo (46,6%) e o mais alto foi no mês
anterior, quando fechou em 55,6%.
Desde o início do levantamento, o
único sub setor a manter-se, em todas as edições, com satisfação superior a 80%
foi o de personal care – representado pelas empresa Natura, Avon, Johnson &
Johnson e Unilver. Com uma variação um pouco maior – 8,9 pontos percentuais
entre abril e setembro –, mas bastante positiva, está o sub setor de bebidas,
cujos índices variaram de 79,6% em abril e 88,5% em agosto. A análise leva em
conta a avaliação de Ambev, Schincariol, Coca-Cola e Pepsi.