quarta-feira, 20 de abril de 2011

Projeto de arte-mídia da Visualfarm transforma pontos históricos de São Paulo


A Visualfarm - produtora de projeções do VJ Alexis Anastasiou, criadora do Video Guerrilha, que desenvolve projetos visuais para as áreas de marketing e eventos, além de produzir espetáculos e instalações autorais - realizou intervenções visuais durante a Virada Cultural de São Paulo. Foram quatro técnicas de megaprojeções de imagens em importantes edificações do centro da cidade.

No Banespão, o destaque foi o Agigantador de Pessoas, instalação interativa, em que um mini estúdio escuro, montado na rua, em frente ao prédio, foi usado para a captação e transmissão simultânea da imagem das pessoas, de forma que elas puderam se ver com estatura gigantesca na fachada do histórico edifício.

O Pátio do Colégio foi palco da cenografia projetiva durante a apresentação da Ópera Pagliacci. Depois disso e no mesmo local, a produtora exibiu um espetáculo de projeção Monumental, com a remixagem da fachada de 1.000 m² do local, com pintura de luz e mapping. Essa técnica também pôde ser conferida na fachada principal do Sesc Belenzinho.

Em comemoração ao Ano da Holanda no Brasil, a organização da Virada Cultural, em parceria com o Projeto Time Frame e o Consulado da Holanda, trouxe artistas holandeses para o projeto Time_Frame / Tracking Imaginary Reality, para o qual a Visualfarm produziu e projetou os trabalhos destes artistas na empena do Ed. Condor, em frente à Faculdade de Direito do Largo São Francisco.