A edição de maio do Índice Nacional de Satisfação do Consumidor – realizado pela ESPM e criado pelo professor pesquisador da escola e nosso global chief digital officer, Ricardo Pomeranz - registrou queda de um ponto percentual – 61,3% contra 62,3% - verificados em abril.
Em maio, a satisfação dos consumidores brasileiros com o setor de varejo foi de 79,7% (em abril foi de 78,8%), levando-se em consideração a avaliação de lojas de departamento (69,6% no mês, contra 72,1% em abril) e supermercados (84,5% no período e 82% no mês anterior). O setor financeiro, que analisa a percepção com os bancos, registrou ligeira queda, passando de 51% para 49,6%. Já o setor de informação, representado pelas empresas de telecomunicações, teve aumento de cinco pontos percentuais, passando de 45,6% em abril para 50,6% em maio.
O setor de bens de consumo (69,4% em maio e 73,8% em abril) analisa as empresas automobilísticas (62% e 69,8% em abril) - sub-setor que registrou variação negativa de sete pontos percentuais -, bebidas (79,5% em maio e 79,6% no mês anterior) e personal care, com aumento de 5 pontos percentuais – passando de 83,6%% em abril para 88,8% em maio.
Primeiro e único indicador brasileiro com informações totalmente levantadas na web, o INSC analisa 28 empresas de quatro setores da economia – varejo, financeiro, informação e bens de consumo – e sete sub-setores: lojas de departamento, supermercados, bancos, Telecom, autoindústria, bebidas e personal care.