O câncer de próstata, segundo
mais comum no Brasil entre os homens e que soma anualmente cerca de 52 mil
novos casos, de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Combate ao Câncer,
órgão ligado ao Ministério da Saúde, é o tema escolhido pelo Studio Lux Design
e pela Associação Brasileira de Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC) para a
exposição “A Cueca – O Alerta da Arte para o Câncer de Próstata”, iniciada
ontem (1) e segue até o final do mês (30/9), no Shopping Metro Boulevard
Tatuapé, em São Paulo.
A mostra reúne 22 artistas –
entre os quais Adriana Rizkallah, Arluce Gurjão, Carlos Dercoles, Ligia de Sá,
Luigi de Mauro, Paulino Lazur, Walter Miranda e Walter Tommasi – convidados
pela ABAPC a usar sensibilidade e criatividade para desmitificar o corpo
masculino nas obras da mostra, que são confeccionadas, entre outros materiais,
com metal, vidro, papel, folhas e parafusos.
“O projeto é integrado, ainda,
pela realização da “blitz da saúde”, ação em parceria com a FEBEC – Federação
Brasileira das Entidades de Combate ao Câncer que busca chamar a atenção para a
falta de programas de educação voltados para a saúde do homem. A “blitz
da saúde” ganha reforço entre 20 e 30 de setembro com a chegada do “Cueca
Móvel”, que ficará estacionado na entrada do shopping com o atendimento á
população e chamando a atenção para a necessidade de políticas públicas que
tratem da saúde do homem.