quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Social Media Week debate a importância de ampliar o acesso às mídias sociais


Com palestra sobre O Lado Legal das Mídias Sociais, o Mundo dos Dados e o Brasil que Você não Vê, entre outras, o Social Media Week, evento global realizado simultaneamente em 10 cidades, será retomado hoje (22/9) até às 21 horas, em São Paulo. A equipe de Mídias Sociais da Voice acompanha o evento ao longo da semana e oferece uma cobertura sintética dos principais debates. Quem quiser conferir o conteúdo integral deste evento de inovação pode acessar a transmissão ao vivo realizada  pela Kitdigital. 

Ontem, a maioria dos palestrantes reforçou a necessidade de criar mecanismos para ampliar o acesso às mídias sociais, possibilitando a mais pessoas a geração de conteúdos.Renato Guimarães, diretor da Gestão Origami, empresa que atua com soluções para negócios sustentáveis, enfatizou que as mídias sociais democratizaram a geração de informação. “A produção de conteúdos não está mais apenas nas mãos dos profissionais de comunicação. Hoje, qualquer um pode fazer isso, noticiando fatos antes mesmos dos veículos que não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo”.

O jornalista Caio Túlio Costa, diretor da MVL Comunicação, destacou que as mídias sociais adquiriram importante função nos processos eleitorais, como se observou em 2010. “Ainda não dá para ganhar uma eleição nas mídias sociais, mas a força dessas redes para gerar mobilização, conhecimento e consenso indicam que elas não podem ser negligenciadas”. Ele disse ainda que “a cada dia mais pessoas usam as redes sociais e essa democratização faz bem ao País, já que traz para a discussão da política nacional pessoas ate então alheias a esses isso”, disse.

Ana Maria Wilheim, do Instituto Akatu, falou sobre Edu Comunicação e o consumo consciente. “O Akatu Mirim nos mostrou que a organização não pode ser como antigamente, dividida em departamentos. É necessária a interação com o público e isso as mídias sociais podem assegurar”, ressaltou, destacando que a ONG conta com oficinas de informação e conscientização de colaboradores, nas empresas, para práticas de sustentabilidade.

Os estagiário ganharam lugar de destaque no evento. Como palestrantes falaram sobre o trabalho e suas expectativas com o mercado de mídias sociais. Eles devem ser vistos como profissionais em desenvolvimento. “O processo se aprimora quando o estagiário entende as estratégias da empresa”.
Outro destaque do evento foi a apresentação do Placar Social Espalhe, ferramenta que mensura o engajamento do público com as marcas nas redes sociais. De acordo com Fabio Azevedo, da Espalhe, hoje “os rodapés de anúncios não indicam mais os sites corporativos, mas, sim, as fan pages.

Além de palestras, os aplicativos também tiveram vez no Social Media Week, como foi o caso do Top Seller, da Lomadee, que permite ao usuário monetizar suas ações nas redes sociais, ganhando por posts patrocinados que gerem vendas. Uma ideia de aplicação proposta durante o evento pela Voice aos detentores da solução é a conversão dos recursos obtidos para causas sociais.

A última palestra da noite foi Todos Donos: PP, RP, BRANDING,SAC, RH, que reuniu Sergio Valente (DM9DDB), Fabio Marão (Azul Linhas Aéreas), Ricardo Guimarães (Thymus), Fabio Tadashi (Vivo), Eduardo Vieira (Ideal) e Mauricio Moreira (TV1). Foi consenso entre eles que  “a transparência virou cenário, acabaram-se os bastidores.Tudo está exposto o tempo todo".

Eles também comentaram o case da Brastemp, que mostra esta lógica. “Quando se busca a marca no Google, o quarto tópico é o vídeo da reclamação de um cliente. Isso mostra que as empresas estão sujeitas a avaliações todos os dias”, disse Valente. Ele afirmou ainda que “a empresa não escolhe estar nas redes sociais. Ela já está. Resta decidir se quer ou não gerenciar esta presença”.
O Social MediaWeek continua até sexta-feira (23/9).