Com
palestra sobre O Lado Legal das Mídias Sociais, o Mundo dos Dados e o Brasil
que Você não Vê, entre outras, o Social Media Week, evento global realizado
simultaneamente em 10 cidades, será retomado hoje (22/9) até às 21
horas, em São Paulo. A equipe de Mídias Sociais da Voice acompanha o evento ao longo da
semana e oferece uma cobertura sintética dos principais debates. Quem quiser
conferir o conteúdo integral deste evento de
inovação pode acessar a transmissão ao vivo realizada pela Kitdigital.
Ontem,
a maioria dos palestrantes reforçou a necessidade de criar mecanismos para
ampliar o acesso às mídias sociais, possibilitando a mais pessoas a geração de
conteúdos.Renato Guimarães, diretor
da Gestão Origami, empresa que atua com soluções para negócios sustentáveis,
enfatizou que as mídias sociais democratizaram a geração de informação. “A
produção de conteúdos não está mais apenas nas mãos dos profissionais de
comunicação. Hoje, qualquer um pode fazer isso, noticiando fatos antes mesmos
dos veículos que não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo”.
O
jornalista Caio Túlio Costa, diretor da MVL Comunicação, destacou que as mídias
sociais adquiriram importante função nos processos eleitorais, como se observou em 2010. “Ainda não dá
para ganhar uma eleição nas mídias sociais, mas a força dessas redes para gerar
mobilização, conhecimento e consenso indicam que elas não podem ser
negligenciadas”. Ele disse ainda que “a cada dia mais pessoas usam as redes
sociais e essa democratização faz bem ao País, já que traz para a discussão da
política nacional pessoas ate então alheias a esses isso”, disse.
Ana
Maria Wilheim, do Instituto Akatu, falou sobre Edu Comunicação e o consumo
consciente. “O Akatu Mirim nos mostrou que a organização não pode ser como
antigamente, dividida em departamentos. É necessária a interação com o público
e isso as mídias sociais podem assegurar”, ressaltou, destacando
que a ONG conta com oficinas de informação e conscientização de colaboradores,
nas empresas, para práticas de sustentabilidade.
Os
estagiário ganharam lugar de destaque no evento. Como palestrantes falaram
sobre o trabalho e suas expectativas com o mercado de mídias sociais.
Eles devem ser vistos como profissionais em desenvolvimento. “O processo se
aprimora quando o estagiário entende as estratégias da empresa”.
Outro
destaque do evento foi a apresentação do Placar Social Espalhe, ferramenta que
mensura o engajamento do público com as marcas nas redes sociais. De acordo com
Fabio Azevedo, da Espalhe, hoje “os rodapés de anúncios não indicam mais os
sites corporativos, mas, sim, as fan pages.
Além
de palestras, os aplicativos também tiveram vez no Social Media Week, como foi o
caso do Top Seller, da Lomadee, que permite ao usuário monetizar suas ações nas
redes sociais, ganhando por posts patrocinados que gerem vendas. Uma ideia de
aplicação proposta durante o evento pela Voice aos detentores da solução é a
conversão dos recursos obtidos para causas sociais.
A
última palestra da noite foi Todos Donos: PP, RP, BRANDING,SAC, RH, que reuniu
Sergio Valente (DM9DDB), Fabio Marão (Azul Linhas Aéreas), Ricardo Guimarães
(Thymus), Fabio Tadashi (Vivo), Eduardo Vieira (Ideal) e Mauricio Moreira
(TV1). Foi consenso entre eles que “a transparência virou cenário,
acabaram-se os bastidores.Tudo está exposto o tempo todo".
Eles
também comentaram o case da Brastemp, que mostra esta lógica. “Quando se busca
a marca no Google, o quarto tópico é o vídeo da reclamação de um cliente. Isso
mostra que as empresas estão sujeitas a avaliações todos os dias”, disse
Valente. Ele afirmou ainda que “a empresa não escolhe estar nas redes sociais.
Ela já está. Resta decidir se quer ou não gerenciar esta presença”.
O Social MediaWeek
continua até sexta-feira (23/9).