sexta-feira, 23 de maio de 2014

Jogadores da seleção brasileira são tema de exposição que combina pintura e caricatura

Neymar, David Luiz, Daniel Alves, Fred, Hulk, Júlio Cesar, Luiz Gustavo, Marcelo, Oscar, Paulinho e Thiago Silva, além do técnico Felipão. Os onze titulares da seleção brasileira de futebol, além do técnico, foram escolhidos pelo artista plástico Roberto Camasmie e pelo chargista Baptistão para compor a mostra “Seleção Desenhada”, que será inaugurada nos Jardins, em São Paulo, nesta terça-feira, 27/5, ficando aberta ao público a partir do dia seguinte, 28.

“O objetivo”, diz Camasmie, “foi mostrar alguns dos rostos mais fotografados do planeta por meio de uma obra única que une duas técnicas – a pintura e a charge”.

A técnica proposta por Camasmie garante uma visão diferente dos artistas, que trabalharam a partir de uma mesma foto, exclusivamente dos rostos dos jogadores e do técnico. A cada artista coube o desafio de interpretar sua visão de retrato, gerando uma nova face.

Juntos, os rostos serão dispostos em uma instalação principal, um painel com um mapa do Brasil sobre um gramado, formando um campo de futebol que mede 3,7x1,30 metros, a ser exposto na vitrine da galeria Roberto Camasmie, em São Paulo.

Na área interna do espaço, a mostra, gratuita e aberta ao público, é complementada com exposição individual dos retratos pintados originais dos jogadores.


A exposição segue até o final da Copa, na galeria de arte Roberto Camasmie, que fica na rua Bela Cintra, 1.992, nos Jardins, telefone (11) 3062 5288, entre segundas e sextas-feiras, das 9h30 às 18h30; e aos sábados, das 10h30 às 14h.