quarta-feira, 7 de maio de 2014

Aliança pela Infância promove Semana Mundial do Brincar


Idealizada em 2009 com o objetivo de difundir a importância da prática do brincar, a Semana Mundial do Brincar (SMB) é promovida pela Aliança pela Infância em seus quase 30 núcleos brasileiros e realizada às vésperas do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28/5.

Neste ano, a SMB ocorre entre 25 e 31 de maio sob o tema “Brincando Juntos, Todos Ganham”, que tem foco na inclusão. A expectativa é reunir 200 mil pessoas nas centenas de atividades promovidas em todo o Brasil.

Na capital paulista, a abertura oficial da SMB ocorrerá no Clube Escola Raul Tabajara (rua Anhanguera, 484 – Barra Funda), às 10h. “Realizamos a Semana para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de idades, condições físicas e culturas diferentes, fomentando a prática do brincar de forma coletiva e em espaços públicos e privados”, diz.

Além das atividades lúdicas, durante a SMB também serão realizadas rodas de conversas, palestras e mobilizações. “Como a brincadeira é essencial para o lazer e fonte de prazer, proporcionamos, ainda, uma ampla reflexão sobre o tema para pais e educadores para favorecer a construção de uma infância digna”, explica Giovana.

Várias organizações também se engajaram na SMB 2014 e organizam atividades. O SESC renovou seu apoio à SMB, ampliando sua participação a toda sua rede, com programação especial. O Parque do Ibirapuera terá dois pontos principais: a UMAPAZ, que será o endereço diário de shows e oficinas e o MAM, que promove, dia 28, às 9h30, roda de conversa com educadores e especialistas, e dia 31, a partir das 10h, feira de troca de brinquedos como parte das ações de encerramento.


Toda programação oferecida pela Semana Mundial do Brincar é gratuita. Em 2013, 116 municípios do País realizaram atividades simultâneas durante a SMB, dos quais 23 estados brasileiros. No total, 168 mil crianças participaram das atividades em todas as regiões. A expectativa deste ano é reunir dois mil voluntários e mais de 200 mil pessoas.